Histórico

O SINPOJUFES – Sindicato dos
Servidores do Poder Judiciário
Federal no Estado do Espírito Santo

foi fundado no início da década de 90, tendo como motivação principal a defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores da categoria representada.

União que
tranforma
força em ação.

Na época, já existiam associações, porém, com outro papel junto ao servidor. Desta forma, um grupo de abnegados, levou adiante o projeto de fundar um sindicato independente e que unificasse os servidores das casas, a Justiça Federal, do Trabalho e Eleitoral, a exemplo de outros sindicatos similares que atuavam no país.
Foi encaminhada então a realização de assembléias em separado para votar pela criação do sindicato unificado ou não. Apesar de uma votação muito apertada na assembléia dos servidores da Justiça do Trabalho, a proposta da unificação venceu e foi criado o SINPOJUFES com 1/3 dos servidores filiados.
De acordo com seu Estatuto, o SINPOJUFES “é constituído  para fins de estudo, defesa, coordenação e proteção legal dos interesses da categoria profissional por ele representada, composta pelos servidores efetivos, ativos e inativos, da Justiça Federal comum, da Justiça do Trabalho, da Justiça Eleitoral, e de quaisquer outros órgãos do Poder Judiciário Federal que venha a ser criado no Estado do Espírito Santo e fundamenta-se nos valores supremos da justiça, da liberdade, da segurança, do bem estar, do desenvolvimento e da igualdade entre seus filiados.”

O SINPOJUFES representa a categoria formada pelos servidores das Justiças do Trabalho (TRT), Federal (TRF) e Eleitoral (TRE) no Estado do Espírito Santo, esferas que compõem o PJU.

Como patrimônio, possui uma sede, no centro de Vitória, e um terreno de 450m² situado à Av. Beira Mar.
Para os serviços administrativos a entidade conta ainda com quatro empregados, sendo uma gerente, duas auxiliares administrativas e um office boy.
Não possui sub  sedes nem delegacias regionais no interior do Estado.
Sua Diretoria está composta de acordo com o estatuto, incluindo: Diretor Presidente, Diretor Jurídico, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro, Diretor de Comunicação e Eventos, incluindo as vice-diretorias, os suplentes, os delegados e demais cargos previstos.