Servidores aprovam realização de Assembleias sindicais por videoconferência

Em Assembleia Geral Ordinária realizada nesta quarta-feira (25), os servidores do Poder Judiciário da União no Espírito Santo autorizaram alteração no estatuto do Sindicato da categoria para a inclusão da possibilidade de realização de Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinárias futuras da categoria por meio de videoconferência.

A decisão unânime dos participantes, tomada em encontro virtual, considerou a atual crise humanitária e sanitária provocada pela propagação do novo Coronavírus (Covid-19) e os dispostos legais de reconhecimento da situação pandêmica, publicados pelas autoridades municipais, estadual, nacional e mundial.

Como resultado da votação, ficou aprovada a inclusão da seguinte redação no Estatuto Social do Sindicato:

Art. 13 – A: As Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias, poderão ser realizadas por meio de videoconferência, desde que comunicado com a antecedência descrita no art. 13, disponibilizado link de acesso pelo Sindicato em seu sítio eletrônico com a mesma antecedência, e que o acesso de cada servidor se dê individualmente com acesso por meio de login e senha, ou por outro meio eletrônico a ser fornecido pelo Sindicato em razão de questões técnicas.

Conforme consta no edital de convocação da Assembleia e foi ressaltado na ocasião pelo Diretor-presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado do Espírito Santo (Sinpojufes), Robson Amaral, a nova ferramenta de comunicação trata-se de um meio de integração, democratização e transparência das deliberações sindicais.

“Com a decisão, a categoria ampliou o potencial democrático do sindicato, garantindo acesso mais fácil e mais abrangente às instâncias deliberativas do Sinpojufes, inclusive aos servidores ativos ou inativos que não residem em Vitória – a exemplo daqueles que atuam no interior – ou não estejam na cidade nos dias de Assembleias Gerais”, ponderou.

Outra vantagem destacada no processo foi o aumento da transparência das decisões e debates sindicais, já que as Assembleias Virtuais são integralmente gravadas. O áudio e vídeo da íntegra da AGO desta quarta-feira (25) já se encontra disponível no site do Sinpojufes (na área restrita a sindicalizados) ou pode ser acessada mediante o registro de solicitação formal junto ao sindicato.

Durante o encontro, as assessorias Jurídica e de Tecnologia da Informação do Sinpojufes estiveram à disposição dos servidores participantes, de forma a suprimir toda e qualquer dúvida sobre os aspectos legais, burocráticos e técnicos para a realização das Assembleias no formato ora proposto.

Confira a íntegra da Ata da AGO

Compartilhar: