Uma das demandas mais importantes e aguardadas pela categoria, aprovação do NS (Nível Superior) para os técnicos do Poder Judiciário, inclusive foi o tema do Encontro Nacional de Técnicos, realizado em fevereiro no Espírito Santo, teve, ontem, 29/8, um avanço significativo: o Senado Federal aprovou, por unanimidade, o PL 3662/2021, que trata desse tema. Com essa aprovação, a matéria segue para a sanção da Presidência da República.
Segundo Denismar Marques, presidente do Sinpojufes, essa expressiva vitória vai de encontro ao anseio de toda a categoria, em todo o Brasil, pois é uma luta antiga. “Vários encontros foram realizados nos últimos 10 anos no intuito de levar a discussão sobre a necessidade de valorização do cargo de técnico judiciário”, observou ele.
De acordo com o presidente do Sinpojufes, é sabido que, para exercer tal função, todos os técnicos judiciários precisam ser extremamente bem qualificados, e que isso pode ser comprovado pelas questões que são exigidas nos concursos para esse cargo de nível técnico judiciário, tais como: direito processual, administrativo, do trabalho e eleitoral, que não são matérias e segundo grau, e sim de conhecimentos profundo do direito.
Após sancionado pela Presidência, o PL 3662/2021 será um divisor de águas, pois, serão exigidos dos candidatos, para os próximos concursos, o nível superior.
“Essa vitória deve ser atribuída, em especial, ao Sindijus-DF, nosso parceiro na realização do Encontro Nacional de Técnicos, que lutou incessantemente para a concretização desse momento histórico”, finalizou.