Diante da insatisfação dos servidores do TRT-17 com relação ao valor irrisório de reembolso da Assistência Saúde pago neste mês de dezembro, o Sinpojufes esclarece que, ao longo do segundo semestre deste ano, batalhou para que a categoria sofresse o menor prejuízo possível com a falta de recursos do tribunal.
O reembolso feito neste mês foi resultado de deliberação dos servidores, em assembleia, que, diante da impossibilidade de manter o valor integral até o final do ano, optaram por receber o valor integral até novembro, ficando o reembolso de dezembro sujeito ao que sobrasse.
Desde que a desembargadora Daniele Corrêa Santa Catarina, presidente do TRT-17, comunicou o sindicato sobre a escassez de recurso para manter a tabela da Assistência Saúde, a diretoria do Sinpojufes, com o apoio da assessoria jurídica, promoveu diversas ações em prol da categoria, com manifestações, greve e até ida a Brasília, para reunião com o ministro presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
O reembolso integral até novembro só foi possível, inclusive, após a pressão do sindicato e o compromisso do ministro para redistribuir sobras orçamentárias.
Outra decisão tomada pelos servidores em assembleia realizada no início deste mês foi que o reembolso da assistência saúde será integral, em janeiro, fevereiro e março de 2025, e a categoria vai definir as ações para manter o benefício após esse período.
Uma informação importante é que há conhecimento de que há sobras orçamentárias de outros tribunais que serão redistribuídas.
Vale destacar que a participação dos servidores nas ações do Sinpojufes é essencial para que todos estejam cientes do trabalho do sindicato e se unam nas lutas em prol categoria.