O Sinpojufes realizará, no próximo dia 26 de fevereiro, uma assembleia geral extraordinária virtual para escolher os delegados que participarão do 12° Congresso Nacional da Fenajufe. Todos os servidores das Justiças Federal, Eleitoral e do Trabalho no Espírito Santo que são sindicalizados estão convocados.
O 12° Congrejufe será realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 26 de abril e 1° de maio. O Sinpojufes poderá enviar 7 delegados. Os interessados devem se inscrever até as 12 horas do próximo dia 23 de fevereiro, de forma individualizada, enviando e-mail para o endereço eletrônico secretaria@sinpojufes.org.br, informando o cargo e o ramo do Judiciário em que atuam. O único requisito para a candidatura é ser filiado ao sindicato.
A escolha será feita por meio de votação eletrônica, que será iniciada após a homologação do edital no início da assembleia e encerrada às 17 horas do mesmo dia. Os servidores filiados deverão, obrigatoriamente, votar em sete candidatos, independentemente do ramo do Judiciário em que atuam.
Das sete vagas disponíveis, quatro serão distribuídas da seguinte forma: 1 vaga para Técnico Judiciário, 1 vaga para Analista Judiciário, 1 vaga para Técnico Judiciário – Policial Judiciário e 1 vaga para Analista Judiciário – Oficial de Justiça. Seis das sete vagas disponíveis serão distribuídas, obrigatoriamente, desde que haja candidatos, entre os três ramos do Judiciário Federal no Espírito Santo, sendo duas vagas para a Justiça Eleitoral, duas vagas para a Justiça Federal e dias vagas para a Justiça do Trabalho.
Após atendidos esses critérios, uma vaga será, obrigatoriamente, e desde que haja candidatos, disponibilizada para cumprimento de critério de paridade entre os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário, independentemente de especialidade e do ramo da Justiça, sendo contemplado o cargo que ainda não tiver atingido o número de quatro vagas na distribuição das anteriores.
Caso o processo de escolha dos delegados não seja homologado, a assembleia será encerrada, e o Sinpojufes convocará, posteriormente, uma nova assembleia, com a mesma finalidade.
É importante ressaltar que, uma vez escolhidos os delegados que representarão o sindicato no Congrejufe, o Sinpojufes não se responsabilizará pela liberação dos candidatos junto às respectivas administrações dos tribunais, uma vez que inexiste obrigatoriedade de liberação para o evento sindical. A entidade se compromete, entretanto, a fazer o possível para a obtenção da liberação dos servidores.