O 12° Congrejufe será realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 26 de abril e 1° de maio. O Sinpojufes poderá enviar 7 delegados. Os interessados em participar devem se inscrever até as 12 horas do próximo domingo (23), de forma individualizada, enviando e-mail para o endereço eletrônico secretaria@sinpojufes.org.br, informando o cargo e o ramo do Judiciário em que atuam. O único requisito para a candidatura é ser sindicalizado.
Das sete vagas disponíveis, quatro serão distribuídas da seguinte forma: 1 vaga para Técnico Judiciário, 1 vaga para Analista Judiciário, 1 vaga para Técnico Judiciário – Policial Judiciário e 1 vaga para Analista Judiciário – Oficial de Justiça. Seis das sete vagas disponíveis serão distribuídas, obrigatoriamente, desde que haja candidatos, entre os três ramos do Judiciário Federal no Espírito Santo, sendo duas vagas para a Justiça Eleitoral, duas vagas para a Justiça Federal e dias vagas para a Justiça do Trabalho.
Após atendidos esses critérios, uma vaga será, obrigatoriamente, e desde que haja candidatos, disponibilizada para cumprimento de critério de paridade entre os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário, independentemente de especialidade e do ramo da Justiça, sendo contemplado o cargo que ainda não tiver atingido o número de quatro vagas na distribuição das anteriores.
Caso o processo de escolha dos delegados não seja homologado, a assembleia será encerrada, e o Sinpojufes convocará, posteriormente, uma nova assembleia, com a mesma finalidade.
É importante ressaltar que, uma vez escolhidos os delegados que representarão o sindicato no Congrejufe, o Sinpojufes não se responsabilizará pela liberação dos candidatos junto às respectivas administrações dos tribunais, uma vez que inexiste obrigatoriedade de liberação para o evento sindical. A entidade se compromete, entretanto, a fazer o possível para a obtenção da liberação dos servidores.