Sinpojufes pede que TRT-17 decrete ponto facultativo na próxima segunda-feira (29)

O Sinpojufes encaminhou, nesta sexta-feira (26), um pedido à Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17), solicitando a reconsideração do ato que alterou o expediente da próxima segunda-feira (29). O sindicato defende que o Tribunal decrete ponto facultativo na data ou, alternativamente, autorize que a jornada excepcional de quatro horas seja cumprida em regime de trabalho remoto.

A solicitação foi apresentada após a publicação do ATO PRESI/SECOR nº 36/2026, que estabeleceu, excepcionalmente, o funcionamento do Tribunal das 8h às 12h, em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, marcada para as 14 horas.

No documento encaminhado à presidente do TRT-17, o Sinpojufes afirma compreender o objetivo da medida, mas argumenta que a mudança de horário, anunciada com poucos dias de antecedência, provoca impactos significativos na rotina dos servidores e trabalhadores terceirizados.

Para o sindicato, a jornada regular do TRT-17, das 12h às 19h, é a base sobre a qual muitos servidores organizam compromissos familiares, cuidados com filhos, consultas médicas, estudos e outras atividades pessoais. A alteração para o período da manhã, embora reduza o tempo de permanência no trabalho, exige uma reorganização que nem sempre é possível em tão curto prazo.

Outro argumento apresentado pelo sindicato diz respeito aos transtornos registrados no último jogo da Seleção Brasileira. Na ocasião, o encerramento antecipado do expediente, às 17 horas, coincidiu com um intenso congestionamento nas vias da Grande Vitória, provocando longas filas ainda na garagem do Tribunal e aumentando consideravelmente o tempo de deslocamento dos servidores. Quem depende do transporte coletivo enfrentou dificuldades ainda maiores.

Para o Sinpojufes, a decretação de ponto facultativo ou a autorização para o trabalho remoto durante a jornada reduzida evitaria centenas de deslocamentos simultâneos, diminuindo os impactos no trânsito e prevenindo a repetição dos problemas registrados na última semana. Alem disso, a medida preservaria a continuidade dos serviços, uma vez que boa parte das atividades do Tribunal já pode ser realizada de forma remota.

“Acreditamos que a medida representaria uma solução equilibrada, capaz de conciliar o interesse da Administração com a valorização dos profissionais que garantem o funcionamento da Justiça do Trabalho, sem prejuízo à prestação jurisdicional”, destaca o presidente em exercício do Sinpojufes, Wilmar Miranda.

O Sinpojufes encaminhou, nesta sexta-feira (26), um pedido à Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17), solicitando a reconsideração do ato que alterou o expediente da próxima segunda-feira (29). O sindicato defende que o Tribunal decrete ponto facultativo na data ou, alternativamente, autorize que a jornada excepcional de quatro horas seja cumprida em regime de trabalho remoto.

A solicitação foi apresentada após a publicação do ATO PRESI/SECOR nº 36/2026, que estabeleceu, excepcionalmente, o funcionamento do Tribunal das 8h às 12h, em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, marcada para as 14 horas.

No documento encaminhado à presidente do TRT-17, o Sinpojufes afirma compreender o objetivo da medida, mas argumenta que a mudança de horário, anunciada com poucos dias de antecedência, provoca impactos significativos na rotina dos servidores e trabalhadores terceirizados.

Para o sindicato, a jornada regular do TRT-17, das 12h às 19h, é a base sobre a qual muitos servidores organizam compromissos familiares, cuidados com filhos, consultas médicas, estudos e outras atividades pessoais. A alteração para o período da manhã, embora reduza o tempo de permanência no trabalho, exige uma reorganização que nem sempre é possível em tão curto prazo.

Outro argumento apresentado pelo sindicato diz respeito aos transtornos registrados no último jogo da Seleção Brasileira. Na ocasião, o encerramento antecipado do expediente, às 17 horas, coincidiu com um intenso congestionamento nas vias da Grande Vitória, provocando longas filas ainda na garagem do Tribunal e aumentando consideravelmente o tempo de deslocamento dos servidores. Quem depende do transporte coletivo enfrentou dificuldades ainda maiores.

Para o Sinpojufes, a decretação de ponto facultativo ou a autorização para o trabalho remoto durante a jornada reduzida evitaria centenas de deslocamentos simultâneos, diminuindo os impactos no trânsito e prevenindo a repetição dos problemas registrados na última semana. Alem disso, a medida preservaria a continuidade dos serviços, uma vez que boa parte das atividades do Tribunal já pode ser realizada de forma remota.

“Acreditamos que a medida representaria uma solução equilibrada, capaz de conciliar o interesse da Administração com a valorização dos profissionais que garantem o funcionamento da Justiça do Trabalho, sem prejuízo à prestação jurisdicional”, destaca o presidente em exercício do Sinpojufes, Wilmar Miranda.

Compartilhar

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E fique por dentro das novidades do Sinpojufes.

© Copyright Sinpojufes. Feito com por
© Copyright Sinpojufes. Feito com por

Ouvidoria

Fale Conosco

Área Restrita