O Sinpojufes enviou, nessa quinta-feira (10), um requerimento à Diretoria Executiva da Fenajufe, solicitando a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra Denise Márcia Carneiro e Eliana Leocádia Borges, dirigentes da Federação. O motivo da solicitação é a abstenção de ambas na votação realizada no Fórum Permanente de Carreira do CNJ, na quarta-feira (09). que possibilitaria o avanço das discussões sobre o reajuste dos servidores.
A pauta da reunião do Fórum incluía a votação do reajuste previsto para 2026, e já havia uma deliberação prévia da Fenajufe pela defesa do aumento da GAJ de 140% para 165% e do acréscimo de 5% no vencimento básico. Os representantes da Administração Pública propuseram apenas reajuste de 8% sobre o vencimento básico.
Mesmo cientes do acolhimento
da proposta mencionada pelo Conselho Deliberativo de Entidades, o CDE da Fenajufe, em 25 de junho deste ano, as dirigentes optaram por não votar, configurando uma conduta omissiva.
O posicionamento favorável das duas dirigentes em relação ao aumento de 140% na GAJ e de 5% no vencimento básico resultaria no número mínimo de votos necessários à aprovação da proposta e ao posterior envio dela ao Supremo Tribunal Federal.
“Ao se omitirem no momento decisivo, sem qualquer justificativa pública ou motivação transparente, as dirigentes Denise Márcia Carneiro e Eliana Leocádia Borges atuaram em manifesta contradição com os princípios que regem a atuação institucional da Fenajufe, configurando violação deliberada aos objetivos da Federação e atentado à missão representativa da Federação”, destaca o requerimento do Sinpojufes.
O sindicato solicitou, além da instauração imediata de processo disciplinar em face das dirigentes Eliana Leocádia Borges e Denise Márcia Carneiro, o afastamento cautelar e imediato delas das funções/atribuições na Fenajufe, com a consequente nomeação de suplentes. Caso, após a apuração dos fatos narrados e a oitiva das dirigentes envolvidas, seja constatada a violação estatutária, que haja a suspensão ou a destituição de ambas dos cargos ocupados por elas na Fenajufe.